Sobre Caçapava

Cidade de Caçapava

Caçapava é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado em uma região estratégica, entre São José dos Campos e Taubaté. Localiza-se a uma latitude 23º06'03" sul e a uma longitude 45º42'25" oeste, estando a uma altitude de 560 metros. Sua população estimada em 2004 era de 81.298 habitantes. Possui uma área de 369,90 km². A densidade demográfica é de 219,78 hab/km².

História

O nome do município origina-se da língua Tupi e significa, (caá = mata + açapaba = travessia), onde pode-se dizer: "a clareira na mata", " a travessia na mata", "a passagem" ou "a picada na mata". Provavelmente o nome foi dado devido a grande fenda natural que existe na Serra do Mar dessa direção que é responsável pelos densos nevoeiros vindos do Atlântico no período de inverno.

Caçapava surgiu em dois diferentes núcleos, distantes cerca de 5 km um do outro. O núcleo mais antigo, que hoje é o bairro de Vila Velha de Caçapava era um vilarejo que cresceu em torno da Capela Nossa Senhora d'Ajuda, construída em 1805 nas terras de uma fazenda pertencente à Jorge Dias Velho e local de pouso do caminho Real que ligava os municípios de São Paulo a Taubaté.

Caçapava Velha (como ficou conhecida a vila hoje em dia) foi elevada ao status de Freguesia em 18 de março de 1813, com o nome Freguesia de Cassapaba. A Caçapava de hoje surgiu em 1842, ano em que foi construída uma capela dedicada à São João Batista. O povoado foi fundado pelo Capitão João Ramos da Silva e tornou-se sede da freguesia, em 3 de maio de 1850 foi elevado à categoria de Vila, tornando-se Município em 8 de abril de 1855.

Depois da época do apogeu do Café à qual seguiu um período de estagnação econômica. A recuperação só ocorreu neste século com o cultivo do arroz e a introdução da pecuária de leite, e acelerou-se na década de 70 com a expansão das atividades industriais no município.

Economia

A Cidade de Caçapava, assim como as demais da região do Vale do Paraíba que margeiam a Rodovia Presidente Dutra, se beneficiou da expansão industrial do Estado de São Paulo, tendo um parque industrial bastante razoável. As atividades de comércio e serviços são ainda bastante tímidas, apesar da criação de corredores comerciais em 1995. Caçapava dispõe também de atividade agrícola e pecuária leiteira, sendo esta, associada a atividade industrial, a base econômica do município. (segundo dados colhidos em 1998)

Agricultura e pecuária

Esta atividade ainda é de notável importância no dia-a-dia do município. O principal produto é o leite, sendo uma das maiores da bacia leiteira do Vale do Paraíba. Cerca de 75% do rebanho é destinado à produção leiteira, que em sua maioria é destinado às usinas de beneficiamento da região, apesar de já haver uma iniciativa de se fazer o beneficiamento por alguns produtores. Das atividades agrícolas, destaca-se o cultivo de arroz em várzeas drenadas e sistematizadas, seguido de cultura de cana-de-açúcar, batata, feijão e milho.

Indústrias

Este é o setor de maior importância da economia do município. Desenvolveu-se muito durante o fim dos anos 60, toda a década de 70 e nos primeiros anos da década de 80, seguindo o ritmo crescente da economia nacional. Houve durante o fim dos anos 80 e início dos anos 90 uma estagnação, e até mesmo um decréscimo, quando indústrias encerraram suas atividades como a Imbrac, a Brasinca e a Antártica, bem como a crise da Mafersa. A partir do ano de 1996 novo aquecimento surgiu com a instalação de novas indústrias.

Comércio e serviços

Apesar de possuir um parque industrial razoável, as atividades de comércio e serviços em Caçapava, podem ser considerados como incipientes tendo como justificativa para tal, a proximidade com municípios como São José dos Campos e Taubaté, que são atrativos maiores a instalação de Shoppings Centers e Hipermercados, bem como maior variedade de Serviços.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Caçapava.

Blog do Guia da Cidade de Caçapava

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Caçapava por email
 

Cidades de São Paulo: Limites - Cidades Vizinhas

São José dos Campos, Jambeiro, Taubaté, Monteiro Lobato e Redenção da Serra.

Dados Principais sobre Caçapava

Aniversário: 14 de abril
Fundação :
1855
Gentílico:
caçapavense
Area:
369.907 Km ²
População
84.844 hab. (2010)
IDH 0,834 - elevado
Prefeitura Caçapava

Brasão de Caçapava
Brasão de Caçapava

Bandeira de Caçapava
Bandeira de Caçapava

Vídeo sobre a cidade de Caçapava
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Caçapava

Mapa Caçapava

 

Moradores ilustres de Caçapava

 

   

  Sobre o EncontraCaçapava
Fale com EncontraCaçapava
Anuncie no EncontraCaçapava
Cadastre sua Empresa no EncontraCaçapava (grátis)
+Seja um Franqueado EncontraBR


Termos EncontraCaçapava | Privacidade EncontraCaçapava


Bandeira de Caçapava